Poeta, mestre de cerimônias (MC) em eventos culturais, contadora de histórias, performer, atriz, tradutora e consultora de Libras e
Orientada Artista pela Vocacional.
É ativista de questões da maternidade e da mulher negra surda. Em sua poesia, investiga elementos do humor e do erotismo em língua de sinais. Vem participando ativamente do Slam do Surdes como poeta e assistente da equipe de coordenação. É integrante do grupo êBA!
e co-fundadora do grupo Ramarias, ambos coletivos bilingues de arte (Libras e língua portuguesa) e integrante de Libralize-se
(Empresa da Surdes).
Doutorando e Mestrado de Pós Graduação em Estudos da Tradução/ PGET da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Atuou como bolsista do Núcleo de Aquisição de Língua de Sinais (NALS) - Projeto Bi-national Bimodal Bilingual (BiBiBi) - grupo de Transcritores, coordenado pela Prof. Dra. Ronice Quadros em parceria com a University of Connecticut (Profa. Diane Lillo-Martin) e Gallaudet University (Profa. Deborah Chen Pichler), de 2011 a 2014, durante a graduação. Realizou intercâmbio na Gallaudet University, em Washington D.C. Estudos e trabalhos com ênfase em tradução e interpretação entre português/Libras, Libras/ASL (American Sign Language) e Libras/IS (International Sign). Participante do grupo de pesquisa InterTrads - Grupo de Pesquisas em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais (InterTrads-UFSC), coordenado pelo Dr. Prof. Carlos Henrique Rodrigues. Participante de Projeto de Extensão Tradutores e Intérpretes de Línguas de Sinais na Esfera Jurídica - TILSJUR, coordenada pela Dra. Profa. Silvana Aguiar dos Santos. Professor substituto, de Departamento de LSB, Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de Letras-LIBRAS presencial e à distância no ano de 2018.
Poeta/Artista e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Participou dos projetos: A Educação de Surdos no Rio Grande do Sul (2006-2009); Literatura Surda (2010-2011), entre outros. Diretor de Educação e Cultura na Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul – SSRS (2018-2019). É autor dos seguintes livros de Literatura Surda-Infantil: As Luvas Mágicas do Papai Noel, com co-autoria de Alessandra Klein (2012); e A Fábula da Arca de Noé (2013). Ganhador da premiação Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência – Poesia Surda, no Itaú Cultural (2020). Atualmente é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos-GIPES. professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras -UFRGS; e coordenador do projeto Arte de Sinalizar – UFRGS, desenvolvendo pesquisas no campo de Literatura Surda.
ANA KAROLINY COLZIN BORGES
Artista Plástica
BRENDA MACIEL
Fotográfa
TAMIRES BARRONCAS
Crocheteria e Aromaterapia de O TERRA
CLÓVIS ALBUQUERQUE
Sensei Karatê - Faixa Preta
BEATRIZ LIMA
Arquiteta
IZABEL CRISTINA ANSELMO BATISTA
Mandala de Crochê
ANA SOCORRO BARROS DA CUNHA
Artesã
SILVIO MÁRCIO DE ALENCAR
Técnico Administrativo da UFAM
DIA 04.10.2023
SETOR NORTE
08:00h – 09:00h – Credenciamento
09:15h – Execução do Hino Nacional em Libras e fala dos participantes da Mesa de Abertura
11:20h – Dança boi com os alunos da E.E. Augusto Carneiro dos Santos
12:00h – Almoço
13:00h – Credenciamento
14:00h - Palestra Nayara “Que corpo é essa? Literatura negra surda, interseccionalidades e violência”
15:00h – Intervalo
15:30h – Palestra João Gabriel
“Intérprete surdo- a necessidade na equipe de intérpretes.”
17:00h - Encerramento
DIA 06.10.2023
SETOR SUL
09:00h – 12:00h -Exposição
*Material Didático
*Gamificação
*Banner
12:00h – Almoço
SETOR NORTE
14:00h – Grupo de teatro Amazônia dos Surdos “Trajetória da história dos surdos”
14:30 – Apresentação LL Show
17:00h - Encerramento
DIA 05.10.2023
SETOR NORTE
08:00h – 09:00h– Credenciamento
9:15h – Palestra – Claudio Mourão “Literatura Surda: experiência das mãos literárias”
10:15h – Intervalo
10:30h -Mesa Redonda – Profissionais Surdos
12:00h – Almoço
SETOR SUL
14:30h – OFICINAS
OFICINA 1
Nayara Rodrigues
“Corpo Liberdade”
OFICINA 2 (COM INTERPRETE)
Claudio Mourão
“Circulação e Produção das mãos literárias”
OFICINA 3
João Gabriel
“Equipe de intérpretes em trabalho: surdo e ouvinte”
OFICINA 4
Lucas Fonseca e Alanna Coelho
“Orientações sobre como começar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”
SOBRE O LOCAL
ENDEREÇO COMPLETO
FES - Auditório Rio Amazonas é um teatro. FES - Auditório Rio Amazonas está situada perto de Biblioteca Setorial do Setor Norte - UFAM e do teatro FACED - Auditório.
Auditório Rio Amazonas - FES Universidade Federal do Amazonas - Av. Roberto Vieira - Coroado, Manaus - AM, 69082, Brasil
QUEM SOMOS
A deficiência auditiva atinge cerca de 9,7 milhões de brasileiros, o que representa 5,1% da população. Desse total, 7,5 milhões apresentam algum problema auditivo, 1,7 milhão tem grande dificuldade para ouvir, 2 milhões possuem a deficiência auditiva severa, e 344,2 mil são surdos, conforme dados do IBGE.
Setembro é o mês escolhido para celebração das conquistas da comunidade surda e, principalmente, para conscientização sobre a importância da acessibilidade para esta parcela da população, que há muito tempo luta por reconhecimento e integração na sociedade. O mês concentra várias datas importantes para a comunidade surda, como o Dia Internacional da Língua de Sinais, comemorado no dia 23 de setembro e o Dia do Surdo, celebrado dia 26.